segunda-feira, 2 de julho de 2012

Para embalar o fim do século



“Ando apaixonado por cachorros e b.../ (....) porque eles sabem que amar/ é abanar o rabo, lamber e dar a pata” – com estes versos sangrados, indecentes (de Quarta-Feira, com Zé Luíz), outra vez Cazuza joga na nossa cara seu estilo. Onde convive com essa estranha fusão de Joplin com Lupicínio, Jim Morrison com Nelson Rodrigues, passando por Cartola e Angela Ro Ro. Só se For a Dois (Polygram, produção de Ezequiel Neves e Jorge Guimarães) vem desacatar aquelas velhas carpideiras dos tempos de barba e bolsa, incapazes de admitir que, depois de Chico e Caetano, aconteceu algo na MPB. Aconteceu, sim: chama-se Cazuza. (ou Marina, ou Titãs).


Caio e Cazuza em 89. Foto: Vânia Toledo
Mas principalmente Cazuza – voz anos 80, de romantismo poluído pelo escrach, onde o lirismo pode brotar de uma flor jogada no lixo em que o poeta fuxica e, entre o blues e o rock, transita por amores que duram até a Constante Ramos, por nome de transas passadas agora gravadas em neon. Cazuza às vezes lembra Roberto Carlos, mas um Roberto que, ao invés de ter-se tornado uma espécie de “namoradinho do Brasil”, tivesse acompanhado o enlouquecimento dos tempos. A influência parece assumida em letras como Solidão Que Nada, na referência àquelas curvas da estrada. Não a de Santos, mas de qualquer paisagem urbana.

Paisagem que inclui “a estranha natureza-morta dos que não têm dor” (de Completamente Blue, parceria com o seu guitarrista Rogério Meana, ó ótimo companheiro de Medieval II, do disco anterior, e mais quatro neste), uma releitura inspirada de Oswald de Andrade, em Balada do Esplanada, e, em cada uma das 11 faixas, esse povo urbano sobre e para quem canta. Ouví-lo é sentir acompanhado, encontrar um irmão maldito. Alguém – e ninguém como ele na MPB – capaz de exprimir tão densamente essas esquizofrênicas (e tristíssimas) emoções cosmopolitas.

Não importa muito se Só Se For a Dois às vezes parece fazer certa média com o som das FMs (afinal, é preciso vender e viver), porque na maioria das faixas ele quase radicaliza naquela linha da proibida Só as Mães São Felizes – o melhor de Cazuza.  Amparado pelos bons músicos Meanda, João Rebouças, Nilo Romero e Fernando Moraes, há a retomada da parceria com Frejat (em Heavy Love, Ritual e a contagiante Culpa de Estimação, o aperfeiçoamento daquele jeito “declamativo” de cantar, que o torna inconfundível, e sobretudo o pique raivoso. “Minha sede de viver é uma ameaça atômica” – ele grita, em O Lobo Mau da Ucrânia. Espera-se que Cazuza continue atento ao fato de que “os fãs de hoje são os linchadores de amanhã”, e não apenas brinque de bancar “o depressivo na areia da praia”, para não diluir seu trabalho. Quanto mais rouco e louco, melhor. Para embalar nosso outono neste fim de século contaminado. Sa(n)grado, indecente. E pouco importa se é doença ou paixão.

                            OESP – Caderno 2, 24 de março de 1987


Nenhum comentário:

Postar um comentário